Agora localizada no segundo piso do Shopping Valinhos, a Loja Solidária é uma iniciativa inspiradora que começou por uma articulação com o FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos). Hoje a loja reúne o Grupo Margaridas, voluntárias da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, e o Grupo de Amigas Voluntárias de Valinhos (GAVV).
O principal objetivo da Loja Solidária é angariar fundos para projetos que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente crianças, adolescentes e idosos através das entidades assistenciais de Valinhos. Além disso, ela também tem um papel fundamental na divulgação do trabalho voluntário desenvolvido na cidade.
Inaugurada em dezembro de 2020, a loja nasceu com o propósito de transformar talento e solidariedade em oportunidades reais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com peças artesanais feitas à mão pelas voluntárias, toda a renda obtida com as vendas é revertida para diversas instituições beneficentes de Valinhos.
Atualmente, o grupo Margaridas conta com 14 voluntárias dedicadas à confecção das peças artesanais e outras cinco que se revezam na loja em turnos semanais. O perfil das voluntárias é bastante variado, a maioria é composta por mulheres aposentadas de diferentes profissões que encontraram no voluntariado uma forma de contribuir ativamente para a comunidade. Já o GAVV possui 15 voluntárias, sendo que 90% são professoras aposentadas.
Com os recursos obtidos nas vendas, o Grupo Margaridas já viabilizou atividades muito significativas para as crianças e adolescentes acolhidos. Durante as férias de julho deste ano, foi organizado um acampamento, sendo este momento marcante para todos. O grupo também apoia as festas comemorativas promovidas pelo projeto Janela Aberta e, mais recentemente, passou a direcionar recursos para a capacitação profissional dos adolescentes e aulas de natação para as crianças.
O GAVV também já proporcionou momentos marcantes aos assistidos como, por exemplo, a festa de Dia das Crianças dos refugiados, com histórias comoventes de crianças órfãs, que mesmo diante das adversidades que apostavam na fé em busca de dias melhores, sempre com o apoio incessantes das voluntárias. Além do auxílio em várias entidades assistenciais, como ACES, Recanto dos Velhinhos, Cohcric, Acesa, Apae, Casa da Criança e dos Adolescente, Rosa e Amor, Espaço da Criança, e também ajuda às crianças das comunidades carentes dos bairros São Marcos, Biquinha, São Bento, Boa Esperança, entre outros.
A Loja Solidária funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 13h30 às 18h. A comunidade participa ativamente, seja por meio da compra dos produtos, doações ou mesmo se envolvendo no trabalho voluntário. Esse apoio contínuo é essencial para a manutenção da iniciativa e reforça o espírito solidário que sustenta o projeto.
“A motivação das voluntárias do Grupo Margaridas vai além da ajuda às crianças. O sentimento de pertencimento, o trabalho em equipe e a amizade entre pessoas que compartilham valores e preocupações sociais semelhantes fortalecem o compromisso de seguir em frente com o projeto”, afirma Sônia Juliatto, engenheira agrônoma aposentada e voluntária há sete anos na Casa da Criança.
Para Ana Carolina Evangelista Verucci, administradora de empresa e que há 12 anos voluntária do GAVV, “este trabalho serve como uma terapia, pois estamos entre amigas, trocamos ideias e produzimos. Com certeza ajudar o próximo nos faz muito bem. Ver as pessoas felizes é nosso combustível diário.”
A existência da Loja Solidária só é possível graças ao apoio do Shopping Valinhos, que viabiliza o espaço para a instalação da loja. Esse gesto é fundamental para que o projeto tenha visibilidade e acesso ao público, permitindo que mais pessoas conheçam, apoiem e se inspirem nessa corrente de solidariedade que transforma vidas.