Para a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, o ano de 2025 foi marcado por intensas ações, mobilização social e fortalecimento da missão da instituição. Ao longo dos últimos doze meses, a instituição realizou mais de 20 eventos, campanhas e ações socioeducativas, envolvendo crianças, adolescentes, famílias acolhedoras, voluntários, empresas parceiras, poder público e toda a comunidade valinhense.
A programação contemplou eventos solidários tradicionais, como Festa Junina, Feijoada Beneficente, Almoço Árabe e Loja Solidária, além de ações culturais, educativas e de conscientização. Entre as ações estão as realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Janela Aberta, Serviço de Acolhimento Familiar e Acolhimento institucional. Temas essenciais como saúde mental, empoderamento feminino, proteção de crianças e adolescentes, valorização da vida, convivência familiar, sustentabilidade, cultura, esporte e cidadania estiveram presentes ao longo do ano.
Entre os destaques de 2025 estão a ações alusivas ao Janeiro Branco, Semana da Família Acolhedora, o Maio Laranja, o Setembro Amarelo, exposições culturais em espaços públicos, capacitações técnicas, eventos artísticos protagonizados pelas crianças e adolescentes. A instituição conclui o ano com o lançamento do livro “Um olhar para os invisíveis – a história de Anélio Zanuchi e da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos”, marco histórico que também simboliza o fortalecimento institucional e a valorização de seu legado.
A participação ativa da comunidade foi visível em ações de arrecadação e eventos culturais. Um exemplo foram os tradicionais, Noite do Bem Bom, Almoço Árabe e Campanha do Bolo de Páscoa e do Panetone, cujas rendas foram revertidas integralmente para a manutenção dos serviços da Casa, demonstrando como iniciativas gastronômicas e criativas atraíram a colaboração de moradores e empresas locais.
Para Adriana Simões, coordenadora da instituição os dados apresentam mais do que números como resultados efetivos. “2025 foi um ano de protagonismo das crianças e adolescentes, que participaram ativamente das atividades, apresentações artísticas, oficinas, debates e ações comunitárias. O engajamento deles reflete diretamente o impacto positivo do trabalho desenvolvido, reforçando valores como autonomia, autoestima, pertencimento e esperança no futuro. Buscamos diariamente fazer jus ao precioso legado do nosso fundador Anélio Zanuchi”.
A Casa da Criança de Valinhos expressa gratidão à sociedade valinhense “agradecemos imensamente a todos os nossos apoiadores, colaboradores, voluntários, empresas parceiras e autoridades municipais, cujo apoio contínuo tornou possível a realização de cada ação. O comprometimento de cada um que se importou com as crianças e adolescentes da Casa, foi fundamental para ampliar o alcance dos projetos e garantir atendimento qualificado que eles merecem”, conclui Adriana.
