Anélio Zanuchi

Nascido em uma família simples, Anélio Zanuchi teve sua maior trajetória como comerciante e proprietário do tradicional Bar Monte Castelo em Valinhos, no entanto, foi nas obras sociais que ele deixou a sua maior marca. Dedicou grande parte de sua vida ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo o fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, sua maior e mais importante obra. (Trecho retirado da folha de Valinhos)
Nasceu em 06/12/1947 na cidade de Valinhos – SP. Sempre se preocupou com as questões sociais, e desde a década de 80 já desenvolvia atividades de assistência aos moradores de rua, com ajuda de voluntários promovia arrecadações de alimentos, roupas, calçados, remédios, e distribuía nos bairros carentes, para famílias previamente cadastradas. Fundou na década de 90 o “Grupo Gente”, formado por amigos voluntários, e promovia festas para crianças carentes, com distribuição de doces, brinquedos, ovos de páscoa, cestas de natal, etc. Sempre com um olhar especial para as crianças das famílias que assistia, fornecendo também material escolar para que elas não deixassem a escola.
O número de crianças e adolescentes assistidos por ele começou a crescer, ao mesmo tempo em que surgia a necessidade de se criar um projeto especial, que tivesse suporte técnico e financeiro suficiente para cobrir a demanda, pois até então Anelio utilizava seus próprios recursos financeiros para isso.
Em 1993, ele recebeu de doação do “Grupo Novo Rumo”, uma pequena casa, e fundou então a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.
Em 1994, tornou-se uma Sociedade Civil, com diretoria constituída, em respeito ao grupo que doou o imóvel, Anelio passou a partir de então a denominar seu grupo de amigos e voluntários de “Grupo Gente Novo Rumo”.
A partir de 1995, a entidade passou a ser ainda mais conhecida pela sociedade, ao promover shows e gincanas beneficentes para a arrecadação de fundos e alimentos. A “Gincana da Nossa Gente” virou tradição na época, sendo realizada por vários anos na cidade de Valinhos, beneficiando não só a ampliação da Casa da Criança e do Adolescente, mas também mais de 3000 famílias carentes da cidade.
Anelio foi homem de simplicidade, mas sua simplicidade tinha grandeza. Ele acreditava que o verdadeiro valor de uma vida se mede pelas mãos que ajudamos, pelas vidas que tocamos e pelos sonhos que fazemos florescer. Ele não mediu esforços para transformar uma instituição em referência — com programas de convivência, de fortalecimento de vínculos, acolhimento institucional e familiar — tudo para que nenhuma criança ou adolescente se sinta sem lugar, sem voz e sem futuro.
Mesmo após sua partida, o legado de Anelio permanece vivo. Cada sorriso de uma criança amparada, cada jovem que descobre a capacidade de sonhar e de se transformar, tudo isso é fruto de sua dedicação. Ele nos ensinou que cuidar é um ato sagrado, que humanidade se multiplica quando a gente divide alegria, respeito e atenção.
Por tudo isso, Anelio Zanuchi será lembrado não apenas como fundador de uma instituição, mas como inspiração viva de compaixão. Que sua trajetória continue iluminando corações e motivando muitos outros a serem presença de afeto, cuidado e transformação.
‘’A verdadeira despedida nunca acontece para aqueles que semearam amor e esperança ao longo da vida. Não morre quem vive através da caridade e dos gestos que transformam o mundo. Nós nos perpetuamos como espécie não pelo que acumulamos, mas pelo que doamos de coração aberto. O fim é apenas uma ilusão – é no amor que nos tornamos eternos ‘’
(Trecho retirado do jornal Folha de Valinhos)
Deixe sua mensagem!
Uma oportunidade de contar sua história, anexar uma foto, e nos enviar.
Alguns dos materiais aprovados poderão ser publicados no site (conforme possibilidade).
Envie-nos texto e imagem anexada para o -mail: voluntarioccava@gmail.com
